Pesquisar
Close this search box.

Prodiet no Congresso anual da Sociedade Americana de Nutrição Enteral e Parenteral

04/17/2024

O congresso anual da Sociedade Americana de Nutrição Enteral e Parenteral (ASPEN) é um marco fundamental no calendário científico e clínico da Nutrição, que traz as mais recentes atualizações e descobertas no ambiente da Nutrição Clínica, Enteral e Parenteral. Esse ano, o evento foi realizado em Tampa na Flórida nos dias de 2 a 5 de março de 2024 e reuniu os maiores nomes de especialistas e líderes de opinião da área para explorar os desafios e avanços mais recentes no campo da Nutrição Clínica. 

O congresso foi marcado pela diversidade de temas explorados, incluindo:

A nutrição no paciente crítico

As palestras abordaram sobre os temas mais polêmicos dentro desse ambiente. Foi demonstrado sobre as vantagens de se iniciar a dieta enteral de forma precoce, relacionando-o à melhores desfechos clínicos e menor tempo de internação e também se explorou sobre as diferenças e semelhanças entre o tipo de infusão da dieta enteral de forma contínua ou bolus e intermitente, no qual destacou-se estudos comprovando a semelhança da administração entre ambas e que, à administração intermitente ainda pode-se somar de alguns demais benefícios como fisiologia e cronologia a depender da fase do paciente crítico, concluindo assim que o paciente se beneficiaria dessa conduta ser individualizada conforme os períodos da sua jornada de internação.

As complicações nutricionais no tratamento da oncologia

Um dos objetivos dessa mesa foi discutir sobre as alterações nutricionais mais comuns encontradas em pacientes que recebem a imunoterapia, destacando a alta prevalência de diarreia e colite e, citam como atenção para o manejo desse quadro, o aporte nutricional com uso de fórmulas especializadas para melhor absorção a fim de garantir melhor aporte nutricional, uma vez que pacientes desnutridos apresentam menos eficácia para o tratamento e maiores chances de complicações.

O manejo da glicemia em pacientes com condições desafiadoras

Foi explorado o tema com a intenção de descrever estratégias para o manejo da hiperglicemia em pacientes com suporte nutricional complexo. Na mesa foi pontuado sobre a prevalência do diagnóstico de diabetes tipo 2 e, que essa condição, somada ao quadro clínico de um paciente crítico na UTI aumenta o grau de inflamação generalizada, tornando ainda mais desafiador o controle glicêmico entre as faixas de 140 a 180 mg/dL. Conclui-se na mesa que, diante deste cenário, é interessante que o paciente receba uma fórmula com baixa quantidade de carboidrato e alta quantidade de proteína para favorecer esse controle glicêmico.

Ainda se incluiu diversos outros temas, como microbiota intestinal, doenças inflamatórias intestinais e a apresentação de resultados parciais de estudos de grande peso científico como o  Intent, que visa publicação ainda esse ano.

Além do acompanhamento das inúmeras atualizações na Nutrição Clínica, como participação ativa na ASPEN de 2024 e o comprometimento ao embasamento científico, a Prodiet Medical Nutrition apresentou um estudo clínico, realizado em parceria com a Universidade Federal de Passo Fundo. O estudo avaliou a relação da melhora do equilíbrio em pacientes idosos submetidos a hemodiálise após o consumo intradialítico (durante as sessões de hemodiálise) por 3 meses de suplementação especializada, o HDmax. O resultado demonstrou que os pacientes apresentaram melhora nos parâmetros da postura de equilíbrio, avaliados por meio de um instrumento específico denominado baropodometria. Os resultados correlacionam o progresso do estado nutricional, após a administração do suplemento, com a melhora nos indicadores de equilíbrio, proporcionando melhor qualidade de vida a um público sensível a esses sintomas comumente já relacionados à idade e ao tipo de tratamento dialítico.

O Congresso Americano de Nutrição Enteral e Parenteral, proporcionou uma conferência rica em conhecimento e ciência, reafirmando a importância da nutrição adequada em diversas condições de saúde.

Gostou? Compartilhe:

plugins premium WordPress
Conversar pelo WhatsApp
Prodiet em Casa
Olá 👋
Precisando de ajuda?
Conte com o Prodiet em Casa!
Pular para o conteúdo