Pesquisar
Close this search box.

Para que serve a colina e seus benefícios para o corpo

03/31/2023

PRODIET_BLOG_COLINA

Você já se perguntou para que serve a colina? Quando o assunto é saúde, de tempo em tempos, alguns nomes ficam em evidência, seja a vitamina C, o ferro, o suco verde, a Ora-pro-nóbis… É comum que alguma vitamina, alimento, nutriente ou mesmo um produto esteja em alta e seja relacionado com a saúde.

Mas antes de incluir um suplemento na dieta, é preciso entender para que serve cada composto, suas particularidades, benefícios, contraindicações e, principalmente, este nutriente é uma necessidade no seu organismo.

Geralmente relacionada à prevenção de distúrbios da memória e doenças degenerativas, a colina tem ganhado destaque entre as vitaminas do complexo B. Você já ouviu falar sobre ela?

Se você ainda não conhece a colina ou tem dúvidas sobre como ela funciona no organismo, nós te explicamos para que serve a vitamina neste artigo completo sobre o assunto:

O que é colina?

Quando falamos em necessidades básicas de alimentação, lembramos rapidamente de nutrientes como carboidratos e proteínas, mas existem ainda aquelas substâncias menos faladas, como a colina.

Também conhecida como vitamina B8, a colina é produzida no fígado e considerada essencial para o desenvolvimento cerebral, porém, alguns estudos mostram que gestantes³ e adultos não consomem quantidades suficientes da vitamina diariamente.

PRODIET_BLOG_COLINA

Para que serve a colina?

Imagine um grande sistema, nele cada engrenagem cumpre uma função para, em conjunto, gerar o resultado esperado.

No corpo humano não é diferente, e nesse grande e complexo sistema, a colina cumpre papéis importantes, principalmente relacionadas ao fígado, onde é produzida.

Mas não é só isso, sua habilidade em mover as gorduras para fora do fígado produz energia, sendo uma fonte de combustível para o corpo.

É, ainda, relacionada ao controle do movimento dos músculos, pois atua também na produção da acetilcolina, um neurotransmissor primário que auxilia na transmissão de mensagens do cérebro para os músculos de maneira mais rápida.

Onde encontrar colina?

Órgãos reguladores de saúde, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), recomendam¹ que pessoas adultas façam a ingestão de 550 mg colina todos os dias, assim é importante saber onde encontrar a vitamina.

Conheça alguns alimentos⁴ que são fonte desse importante nutriente:

Ovos

Frutos do mar

Cereais²

Carne vermelha

Quando falamos em ingestão saudável e equilibrada da colina, a suplementação pode ser uma alternativa eficaz e indicada pelo nutricionista.

O acompanhamento profissional é essencial e deve fazer parte da rotina de monitoramento dos níveis nutricionais de cada pessoa.

Utilize a suplementação a favor do seu organismo, como uma aliada eficiente.

 

Referências

  1. RESOLUÇÃO-RDC Nº 269, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2005/rdc0269_22_09_2005.html

  1. Arroz: Alimento é rico em nutrientes

https://www.cfn.org.br/index.php/nutricao-na-midia/legacy-137/

  1. Colina: conheça o nutriente essencial para gestantes e crianças

https://saude.abril.com.br/familia/colina-conheca-o-nutriente-essencial-para-gestantes-e-criancas/

  1. Confira alimentos que ajudam a aumentar a concentração nos estudos

https://www.metropoles.com/saude/confira-alimentos-que-ajudam-a-aumentar-a-concentracao-nos-estudos

 

Sobre a Prodiet

Há 15 anos no mercado, a Prodiet Medical Nutrition pesquisa, desenvolve e comercializa fórmulas para promover saúde e bem-estar à pessoas com necessidades nutricionais específicas. Através da nutrição, aliada à tecnologia, buscamos transcender o cuidado físico e impactar a qualidade de vida das pessoas que consomem seus produtos. Possuímos uma linha completa de produtos voltados às mais diversas necessidades, estando sempre em constante evolução.

Siga-nos nas redes sociais

Instagram

Facebook

Linkedin

Youtube

 

 

Gostou? Compartilhe:

plugins premium WordPress
Conversar pelo WhatsApp
Prodiet em Casa
Olá 👋
Precisando de ajuda?
Conte com o Prodiet em Casa!
Pular para o conteúdo