Após longas discussões realizadas com Universidades, Sociedades Científicas e população em geral, a Coordenação geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde lança a versão final do Guia Alimentar sobre Alimentação Saudável para a População Brasileira.
O objetivo do guia é oferecer à população informações sobre alimentação saudável para promoção da saúde e prevenção das doenças crônicas.
O material apresenta assuntos como sobrepeso/obesidade, consumo excessivo de alimentos processados e ultra processados. Além disso, incentiva o consumo harmonioso e variado dos alimentos, ressaltando que alimentação é muito mais do que o consumo de nutrientes.
O material também aborda o perigo da substituição dos alimentos in natura (arroz, feijão, legumes e verduras) por alimentos industrializados prontos para o consumo (processados e ultra processados), riquíssimos em sódio e calorias.
Outra questão importante que foi abordada é a questão da sustentabilidade do sistema alimentar bem como as formas de impacto associadas à produção e distribuição dos alimentos.
Para o portador de diabetes por exemplo, o Guia é providencial pois, além de incentivar o consumo de alimentos in natura (preparados em casa, preferencialmente), recomenda que as refeições sejam feitas em ambiente apropriado e em companhia, justamente para que a pessoa possa comer devagar desfrutando todos os benefícios daquele alimento.
Cuidado com a Saúde e Prevenção de Doenças
A combinação entre os alimentos, a forma como ele é preparado, bem como os aspectos culturais e sociais foram fundamentais para a elaboração deste material que vai de encontro às recomendações do Ministério da Saúde.
A individualização do plano alimentar deve estar alinhada com as necessidades de cada indivíduo e é fundamental no desafio da melhoria da qualidade da alimentação dos brasileiros, principalmente no que diz respeito no cuidado com a saúde e prevenção de doenças crônicas.