...

Disfagia: que tal preparar receitas com apresentação do prato nota 10?

02/26/2024

A relação emocional que temos com a alimentação está muito ligada aos nossos sentidos, por isso visualizar um prato bem apresentado é tão importante. Para pessoas com disfagia e que tem limitações em termos de texturas alimentares isso pode ser um desafio. Comer com os olhos é mais do que um ditado popular, mas olhar a comida que vamos ingerir gera reações orgânicas que tem relação com a experiência da refeição como um todo. Vamos aprender preparar receitas para quem tem disfagia com apresentação do prato nota 10?

Conversamos com a Fonoaudióloga Larissa Zanichelli Ferreira. De acordo com ela, existem fatores que aumentam o interesse em alimentos, mesmo que tenham restrições. “O cheiro agradável e marcante dos temperos, as cores variadas dos diferentes grupos alimentares, as texturas, a temperatura e a forma de preparo dos alimentos – assado, cozido, refogado, grelhado podem despertar maior interesse na comida.”

A disfagia é caracterizada pela dificuldade de deglutição de sólidos e líquidos. Com o uso de espessantes, é possível fazer pratos saudáveis e gostosos, porém, para não haver a perda de interesse, é preciso também pensar na apresentação do prato. De acordo com Dra. Larissa, esse é outro ponto fundamental “Ao olhar para um prato com uma montagem diferenciada, com cores vibrantes, diferentes texturas e formas, o nosso cérebro prepara o corpo para receber o alimento e dispara uma série de impulsos capazes de estimular o prazer alimentar.”

A Prodiet lançou o e-book Instanth Clear apresenta: livro de receitas para pessoas com disfagia. São diversas receitas que vão desde o preferido PF brasileirinho, até pratos festivos e sobremesas, todas seguras para pessoas que tem dificuldade de deglutição. O livro também contém a classificação de consistência da IDDSI (International Dysphagia Diet Standardisation Initiative), e sugestões de apresentação do prato.  Com certeza todo mundo vai querer experimentar.

Afinal, a hora da refeição deve ser um momento prazeroso: “Minha dica é que as pessoas com disfagia e as famílias resgatem as suas memórias afetivas. Busquem colocar no dia a dia os alimentos que mais remetem às boas experiências. Caprichem no tempero, na variação de cores, na combinação dos grupos alimentares. Sentem à mesa juntos, se possível, tornem aquele momento da alimentação agradável e feliz. Sigam as orientações médicas, nutricionais e do fonoaudiólogo. A orientação multiprofissional é sempre fundamental nos casos de disfagia.”

Instanth Clear é o espessante perfeito para deixar sua receita na textura perfeita, sem abrir mão dos sabores e aromas. Ele pode ser usado em receitas quentes e frias, e vem com uma colher medidora para sempre acertar o ponto de preparo.

Baixe agora o e-book: Receitas com Instanth Clear e vamos cozinhar!



Gostou deste artigo? Siga a gente no InstagramFacebook e LinkedIn e acompanhe as nossas novidades.

Gostou? Compartilhe:

plugins premium WordPress
Conversar pelo WhatsApp
Prodiet em Casa
Olá 👋
Precisando de ajuda?
Conte com o Prodiet em Casa!
Pular para o conteúdo Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.