...

Primavera: a estação da rinite

09/27/2012
Prodiet Medical Nutrition

Com a chegada da Primavera, estação da polinização das flores, o ar fica mais carregado de substâncias que podem causar irritações de pele e crises respiratórias.  Para pessoas que sofrem com a rinite alérgica, essa é a época do ano em que a tosse, os espirros e a coriza atacam mais do que nunca.

A rinite alérgica é a doença respiratória crônica mais comum no mundo e, embora não seja a mais grave, é considerada um problema global de saúde pública por prejudicar diretamente a qualidade de vida dos pacientes. Só no Brasil, estima-se que a doença afete quase 30% da população.*

Ao contrário do que muitos pensam, a rinite alérgica não está associada à baixa imunidade, mas sim a uma defesa exagerada  do organismo contra agentes externos, como pólen ou ácaro. Isso é o que provoca a inflamação da mucosa nasal. Frequentemente confundida com o resfriado, a rinite se caracteriza por quatro sintomas básicos: nariz entupido, secreção nasal, espirros e coceira no nariz. Como a maior causa da doença é genética, a alternativa para manter o nariz longe da alergia é deixar a casa e o ambiente de trabalho bem limpos, evitando acúmulo de mofo e umidade.

* Dados do Ministério da Saúde

 


Gostou? Compartilhe:

plugins premium WordPress
Conversar pelo WhatsApp
Prodiet em Casa
Olá 👋
Precisando de ajuda?
Conte com o Prodiet em Casa!
Pular para o conteúdo Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.