A cirurgia bariátrica hoje é considerada o método mais eficaz para controlar e tratar casos de obesidade severa. Além de ajudar na perda de peso, seus benefícios incluem a melhora ou cura de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.
Porém, devido a limitação de ingestão e absorção de nutrientes na dieta pós cirurgia bariátrica, os pacientes têm um risco mais elevado de desenvolver deficiências nutricionais.
A deficiência de diversas vitaminas tem sido notada, inclusive, antes mesmo do procedimento cirúrgico, o que mostra a necessidade de acompanhamento nutricional.
Porém, para prevenir ou tratar as deficiências nutricionais que podem surgir com as mudanças anatômicas resultantes da técnica cirúrgica escolhida, é preciso utilizar a suplementação nutricional na dieta pós-bariátrica.
Como funciona a cirurgia bariátrica
Uma das técnicas mais utilizadas é a derivação gástrica em Y-de-Roux.
Esse procedimento diminui o tamanho da cavidade gástrica, limitando a quantidade de alimentos que pode ser ingerida, e também reduz a área do intestino que tem contato com o alimento.
A perda de peso acontece tanto pela redução na ingestão de alimentos, má absorção de nutrientes como pelo efeito fisiológico, por meio das mudanças hormonais e vias de sinalização no sistema nervoso central. Atualmente é sabido que o efeito fisiológico representa o mecanismo mais importante para emagrecimento e controle das doenças relacionada à obesidade.
Os principais nutrientes que podem não ser absorvidos corretamente pelo corpo na dieta posterior à cirurgia bariátrica são: ferro, tiamina, ácido fólico, cálcio e vitaminas A, B12, D, E e proteína. A deficiência nutricional pode ocorrer dependendo da técnica cirúrgica, estado nutricional prévio a cirurgia e individualidade do paciente.
Assim, a dieta do pós-cirúrgico é fundamental para o bem-estar e a saúde do paciente. Além de uma alimentação saudável e balanceada, é indicado o uso de suplementação nutricional para tratar e prevenir as possíveis deficiências nutricionais.
A importância da suplementação na dieta pós-cirurgia bariátrica
Para um corpo ser considerado saudável, ele precisa de nutrientes diversos em quantidades específicas. Os minerais e as vitaminas também são essenciais para diversos processos biológicos responsáveis por regular o peso corporal de forma direta ou indireta.
Esses micronutrientes ajudam na regulação do apetite e da fome, do metabolismo de carboidratos e lipídios, da taxa metabólica, da absorção de nutrientes, das funções das glândulas suprarrenal e tireoide, de atividades neurais e do armazenamento de energia, entre outros.
Assim, a inclusão da suplementação nutricional na dieta pós-cirurgia bariátrica deve ser procedimento padrão. Isso porque muitas vezes os sintomas dessas deficiências passam despercebidos, fazendo com que o problema só seja notado quando já se agravou.
A suplementação proteica é outro ponto essencial, pois assim como as vitaminas e minerais, ajuda o paciente a perder peso de forma saudável, no seu bem-estar e qualidade de vida. Lembrando que a suplementação nutricional precisa ser feita considerando as necessidades de cada paciente.
Gostou desse texto? Ainda tem dúvidas sobre a dieta pós-cirurgia bariátrica? Então deixe um comentário!
Fonte: