Pesquisar
Close this search box.

OMS recomenda limites de consumo de sal para crianças

17 de maio de 2013
Prodiet Medical Nutrition

Após indicar limites diários de consumo de sal para os adultos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou, pela primeira vez, limites para o consumo diário de sódio para crianças. De acordo com as novas diretrizes da entidade, o limite de menos de 2 g de sódio (ou 5 g de sal) deve ser ajustado para meninos e meninas de 2 a 15 anos de idade. Para ter uma ideia, um único lanche com hambúrguer, queijo, catchup, maionese mais um copo de refrigerante chegam muito perto dessa cota diária.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, entre 6 e 8% das crianças brasileiras já são hipertensas. A questão é que muitas delas — e, claro, seus pais — ignoram o problema. “Ele é o famoso assassino silencioso. Uma minoria dos pacientes apresenta sintomas, seja criança, seja adulto”, afirma o nefrologista Dante Giorgi, do Instituto do Coração de São Paulo.

A pressão alta na infância tem uma associação significativa com o mesmo problema na vida adulta, o que significa um maior risco de doenças ligadas à hipertensão, como as cardiovasculares, segundo a OMS. Por isso a importância da atenção precoce ao problema.

A orientação para os pais é retardar e reduzir a oferta dos industrializados à meninada, tirar o saleiro da mesa e servir de modelo. São medidas que contribuem para criar um garoto que não vai depender tanto das pitadas de sódio para sentir prazer à mesa e ter uma pressão controlada.

Veja o ranking com os alimentos preferidos das crianças, e descubra de onde vem o sódio e em que quantidade:

 

Gostou? Compartilhe:

plugins premium WordPress
Conversar pelo WhatsApp
Prodiet em Casa
Olá 👋
Precisando de ajuda?
Conte com o Prodiet em Casa!
Pular para o conteúdo