Pesquisar
Close this search box.

Nutrição funcional

O papel da alimentação equilibrada na manutenção da saúde tem despertado interesse da comunidade científica, que há muitos anos tem produzido inúmeros estudos com o intuito de comprovar a atuação de certos alimentos na prevenção de doenças. Na década de 1980, foram estudados no Japão alimentos que, além de satisfazerem às necessidades nutricionais básicas, desempenhavam efeitos fisiológicos benéficos. Após um longo período de trabalho, em 1991, a categoria de alimentos foi regulamentada recebendo a denominação de “Foods for Specified Health Use” (FOSHU). A tradução da expressão para o português é “Alimentos Funcionais ou Nutracêuticos”.

De acordo com a nutricionista Fabiana Boselli, alimentos funcionais são aqueles que além de fornecerem energia para o corpo e uma nutrição adequada, produzem outros efeitos que proporcionam benefícios à saúde, auxiliando na redução e prevenção de diversas doenças. “A alimentação funcional é aplicada à ciência dos nutrientes, que procura manter ou restabelecer o equilíbrio e o bem-estar do organismo de cada pessoa a partir do diagnóstico de como anda a relação entre as suas células e os nutrientes, rastreando os sintomas, sinais e características de cada paciente e os relaciona a situações de carência ou excesso de determinados nutrientes”, explica.

A profissional avalia que, para ser considerado funcional, é necessário observar se os alimentos possuem diversos mecanismos protetores, tais como: atividade antioxidante, detoxificação de carcinógenos, diminuição de agregação de plaquetas no sangue, alteração no metabolismo do colesterol, controle do mecanismo endócrino, redução da pressão sanguínea, atividades imunorreguladoras, antimicrobianas e anticarcinogênicas. Veja no quadro alguns exemplos:

Gostou? Compartilhe:

plugins premium WordPress
Conversar pelo WhatsApp
Prodiet em Casa
Olá 👋
Precisando de ajuda?
Conte com o Prodiet em Casa!
Pular para o conteúdo