Pesquisar
Close this search box.

Mito ou verdade: gorduras

Lipídios, ácidos graxos, óleos. Para cada nome que recebe a gordura há pelo menos um mito envolvendo seu papel na alimentação. Para entender melhor suas propriedades, é preciso diferenciar os principais tipos de lipídio e a forma como atuam no organismo.

Além de  fonte energética, a gordura é um dos principais componente das membranas celulares. Ela também exerce um importante papel na absorção de certas vitaminas como A, D E e K e na proteção do organismo por meio do tecido adiposo. Em caso de acidentes com pancada, por exemplo, essa capa de gordura ajuda a minimizar o impacto sobre os órgãos. Outra importante função do tecido adiposo é o isolamento térmico, contribuindo para manter o corpo aquecido.

De acordo com sua estrutura química, a gordura presente na alimentação diária da maioria dos seres humanos pode ser classificada como saturada, monoinsaturada ou poli-insaturada. Os ácidos graxos de tipo insaturado têm efeitos benéficos para saúde. Por outro lado, os ácidos graxos saturados são prejudiciais quando ingeridos em excesso. Esse lipídio tem uma configuração molecular retilínea que favorece a formação de placas na parede interna de veias e artérias. A obstrução da circulação do sangue causa doenças cardiovasculares, provoca infartos e acidentes vasculares cerebrais que matam milhares de pessoas todos os anos pelo mundo.

 

Gostou? Compartilhe:

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo