As fibras alimentares estão entre os principais fatores da alimentação na prevenção de doenças crônicas.
Se faz bem é importante saber:
Considerando os benefícios nutricionais associados ao grão integral, recomenda-se que o consumo de alimentos fontes de carboidratos seja feito preferencialmente na forma de cereais integrais. Contudo, apesar das recomendações existentes e dos impactos positivos já esclarecidos, o consumo e até mesmo o conhecimento sobre cereais integrais pela população ainda é escasso.
No estudo que será compartilhado a seguir, foi analisado uma amostra da população do Município de Cotia, SP, composta por 559 indivíduos com mais de 20 anos. O consumo alimentar foi obtido pelo método de história alimentar – dieta habitual. Foram identificadas as fontes de fibras nas refeições: desjejum, almoço e jantar. Com base na porção média, os alimentos foram classificados quanto ao conteúdo de fibras como: muito alto (7 g ou mais); alto (4,5 g a 6,9 g); moderado (2,4 g a 4,4 g) e baixo (< 2,4 g).
Você poderá encontrar os resultados deste estudo compilados e com riqueza de detalhes aqui.
Fica a dica!
Para que as fibras desempenhem papel funcional em nossa sua saúde, é necessário ingerir de 1,5 a 2 litros de água por dia.