Muito se houve falar de alimentos funcionais e o Blog Prodiet trouxe um compilado que pode ajudar você a garantir os benefícios que eles trazem para a saúde. Para começar, é importante explicar que nenhuma dieta faz milagre e que o consumo deve ser regular para fazer efeitos. Uma alimentação equilibrada deve fazer parte da rotina.
Famosos por contribuírem para a prevenção de câncer e diabetes, os alimentos funcionais trazem diversos compostos como: isoflavonas, fibras solúveis e insolúveis, ácidos graxos e probióticos.
Conheça 6 alimentos funcionais que trazem benefícios ao organismo:
Peixes marinhos: ricos em Ômega 3, os peixes marinhos contribuem para a redução do colesterol e possuem ação antiinflamatória. Além disso, são extremamente benéficos para as crianças. Sardinha, salmão, atum, anchova e arenque, por exemplo, são importantes também para a diminuição do risco de diabetes tipo 2 e na redução do colesterol.
Vinho: uma ótima forma de aproveitar os benefícios dos alimentos funcionais se consumido com moderação. O vinho tinto, assim como a uva roxa, mirtilo, cerejas, amoras e framboesas são ricos em catequinas, que estimulam o bom funcionamento do sistema imunológico, reduzem a incidência de alguns cânceres e podem reduzir o colesterol. Para quem não consome bebidas alcoólicas, o chá verde também é uma boa opção.
Soja: às vezes, reduzir o consumo de carne para garantir uma saúde melhor pode ser uma boa troca. As proteínas da soja e dos seus derivados reduzem o colesterol, além disso, ela é fonte de isoflavonas, que contribuem para uma melhora significativa em vários quadros como: ação estrogênica (reduz os sintomas da menopausa) e anti-câncer, assim como estimula a atividade vasodilatadora e antioxidante. A soja também é fonte de proteínas de alto valor biológico, consideradas proteínas completas. Elas ajudam no ganho de massa muscular e são importantes para quem segue uma dieta vegetariana.
Tomate: rico em licopeno, o tomate pode ajudar na ação antioxidante, no organismo pode ser um grande aliado dos homens na prevenção do câncer de próstata. Ele também traz o flavonóides, que têm atividade vasodilatadora, antiinflamatória e antioxidante.
Alho: queridinho de alguns e pavor de outros, o alho possui sulfetos alílicos, que reduzem o risco de câncer gástrico e também melhoram o sistema imunológico, além de reduzir o colesterol. O alho também é um grande aliado no controle da pressão arterial, por conta da alicina presente nele.
Hortaliças: sempre benéficas se consumidas de forma regrada e balanceada, hortaliças são ricas em fibras solúveis e insolúveis. As solúveis ajudam no controle da glicemia e são importantes no tratamento da obesidade, já que proporcionam maior saciedade. Além disso, o risco de câncer de cólon diminui e há uma melhora o funcionamento intestinal.
No caso dos alimentos industrializados, é importante que você esteja atento aos compostos funcionais. No caso de mudança de dieta, é sempre importante o acompanhamento de um profissional de saúde ou nutricionista.
Conta pra gente. Você costuma inserir alimentos funcionais na sua dieta? Quer ver algo mais específico sobre o assunto aqui no Blog Prodiet?
Deixe seu comentário, compartilhe com os amigos e não deixe de acompanhar nossas publicações.
Fontes:
http://www.unigran.br/interbio/paginas/ed_anteriores/vol4_num1/arquivos/artigo7.pdf
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/220_alimentos_funcionais.html