Vários fatores podem levar a doença renal crônica. Sabe-se que uma vez instalada ela leva a perda progressiva do funcionamento dos rins, até a necessidade de realizar diálise. Quando o indivíduo apresenta doença renal crônica, o rim não consegue eliminar adequadamente os restos dos alimentos digeridos e, nessa situação, deve-se ter uma orientação quanto à alimentação, que deve ter certos cuidados.
Uma alimentação correta é essencial para o sucesso no tratamento além do acompanhamento do paciente com profissional especializado na área. Profissionais da área recomendam que para pacientes em HD, as fórmulas especializadas são preferidas. Porém, a indicação delas depende do aporte recebido pela TN especializada e pela quantidade ingerida dos alimentos, quando existente. Independente do tipo de fórmula utilizada, durante a TN deve ser realizado, regularmente, o controle da concentração plasmática de fósforo e de potássio, e do ganho de peso interdialítico.
Com relação à avaliação nutricinonal do paciente na Terapia Nutricional em Hemodiálise Crônica, existe um estudo muito importante realizado por profissionais com destaque na área e que contou com o respaldo da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral junto com a Associação Brasileira de Nutrologia. Estudos experimentais e observacionais encontrados na pesquisa em questão, tiveram o objetivo de proporcionar aos nutricionistas uma visão geral sobre a abordagem nutricional do paciente em tratamento de hemodiálise, com base na evidência científica disponível:
Alimentação é saúde. Esclareça sempre com seu nutricionista todo o tipo de dúvida. Busque ficar por dentro dos resultados de seus exames e participe ativamente do seu tratamento.
Para encontrar o fornecedor mais próximo de nossos produtos, clique aqui.
Fonte de Pesquisa:
Sociedade Brasileira de Nefrologia