Em 31 de Agosto é comemorado o Dia da Nutricionista. A valorização desta profissão é fundamental para a melhoria da saúde e qualidade de vida da população; uma vez que os campos de atuação dos nutricionistas são tão diversos quanto essenciais.
Para ilustrar como a nutrição está presente em nossas vidas, listamos as principais áreas em que estes profissionais atuam e como contribuem com o seu trabalho:
Nutrição na Alimentação Coletiva
A função do nutricionista na alimentação coletiva é de fazer o planejamento, organização, direção e supervisão de serviços de alimentação públicos ou privados.
É o caso de empresas e instituições, hotéis, penitenciárias, hospitais e clínicas, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), spas, Instituições de Longa Permanência de idosos (conhecidos como casas de repouso ou ILPIs), escolas e creches, entre outros estabelecimentos que fornecem alimentação para um grupo de pessoas como parte dos serviços oferecidos.
Também é o caso de empresas em que a alimentação é o produto final, como restaurantes, lanchonetes, cafés, quiosques e similares; bufês de eventos e serviços de alimentação ambulantes (como food trucks e feiras gastronômicas, por exemplo).
Nutrição Clínica
Nutricionistas que atuam na área clínica são os que prestam assistência na dieta de pacientes e promovem a educação nutricional. Também podem fazer auditoria, consultoria e assessoria em nutrição, conduzem estudos sobre dietas, solicitam exames e prescrevem suplementos nutricionais.
Atuam na nutrição de indivíduos sadios e enfermos, em instituições públicas ou privadas (como hospitais, clínicas, ambulatórios, Unidades de Pronto Atendimento e consultórios) e em domicílio.
Nutrição em Esportes e Exercícios Físicos
Os profissionais que atuam na área de Nutrição esportiva são os que prestam assistência nutricional para atletas e desportistas das mais diversas modalidades.
Segundo o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) o nutricionista desportivo é o responsável por todo o plano alimentar de atletas, adequando a dieta à modalidade esportiva específica ou ao exercício desenvolvido.O objetivo da nutrição esportiva é auxiliar na obtenção da melhor performance física e desempenho dos praticantes de exercícios físicos, fornecendo os subsídios nutricionais para a prática da cada modalidade.
Outras áreas de atuação
Ainda existem outras atividades que os nutricionistas desempenham; como atuar na indústria de produção de alimentos, na assistência à saúde coletiva e na área da educação. Falaremos mais sobre estes 3 ramos da nutrição na próxima matéria sobre as áreas de atuação e a importância do nutricionista.
Se você é nutricionista e deseja entender mais sobre as possibilidades disponíveis para você, ou se não é da área mas quer saber qual o profissional ideal para as suas necessidades, não deixe de acompanhar esta série que celebra o Dia da Nutricionista.
Referências