Search
Close this search box.

Saúde cerebral e Ômega-3: Como a nutrição pode influenciar o bom funcionamento do cérebro?

PRODIET-BLOG-SAÚDE-CEREBRAL-E-OMEGA3

Você já deve ter ouvido falar que ingerir Ômega-3 faz bem, né?! Mas, agora, chegou o momento de entender porque saúde cerebral e Ômega-3 tem tudo a ver e formam uma ótima dupla!

Pensar ou falar com alguém, estudar para alcançar um objetivo importante, praticar esportes ou trabalhar concentrado por horas… Independente da atividade que o corpo humano esteja fazendo – seja ela voluntária ou involuntariamente –, é no cérebro que as informações são processadas.

Um órgão complexo, mas capaz de armazenar todas as lembranças de uma vida. Não à toa, nos últimos anos, o interesse na relação da nutrição com a saúde cerebral tem aumentado. Afinal, a alimentação é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo e não seria diferente com a nossa mente.

É aí que entra o Ômega-3, um dos nutrientes mais importantes para a saúde cerebral e que iremos abordar ao longo desse artigo.

Conheça a relação entre a saúde cerebral e o Ômega-3 com a Prodiet:

O que é Ômega-3?

Diferente do que se imagina sobre gorduras, o Ômega-3 é considerado uma gordura do bem e saudável, capaz de regular o colesterol, além de ser um agente de ação anti-inflamatório.

Comumente relacionado a saúde, o nutriente é uma gordura poli-insaturada, um ácido-graxo essencial encontrado em certas fontes de alimentos, como peixes, nozes e sementes.

Ele é chamado de “essencial”² porque o organismo não consegue produzi-lo naturalmente, então para se obter os benefícios do Ômega-3 é indispensável sua ingestão por meio dos alimentos.

PRODIET-BLOG-SAÚDE-CEREBRAL-E-OMEGA3

Saúde cerebral e Ômega-3, entenda a relação:

Não é de hoje que a comunidade cientifica estuda as atividades cerebrais. Quando o assunto são as gorduras presentes no órgão, o Ômega-3 se destaca.

Um estudo da Universidade do Texas, publicado na revista Reurology, concluiu que o Ômega-3 desempenha um papel importante na manutenção da saúde cerebral¹, sendo um aliado da função cognitiva de pessoas entre 40 e 50 anos, além de melhorar a estrutura cerebral, essencial para a saúde da nossa mente.

Quando analisado o envelhecimento cerebral, o estudo¹ se mostrou positivo também em relação a pessoas com maior risco de desenvolver doenças neurodegenerativas, como Alzheimer.

Onde encontrar Ômega-3?

O Ômega-3 pode ser encontrado em vários alimentos³, incluindo peixes gordurosos como salmão, cavala e sardinha, assim como em nozes, sementes de linhaça e chia, óleo de canola e ainda ovos enriquecidos com Ômega-3.

A ingestão diária recomendada de Ômega-3 poderá variar de acordo com a idade e sexo de cada pessoa, por isso é imprescindível o acompanhamento com o profissional de saúde para incluir este ingrediente no seu dia a dia de maneira saudável.

Pessoas que sofrem de deficiência de Ômega-3, podem ter a suplementação recomendada por profissionais da saúde, maneira de manter o nível do nutriente estável no organismo.

References

  1. Estudo comprova ação do ômega-3 na melhora da memória e da saúde do cérebro
  2. A importância do ômega 3 para a saúde humana: um estudo de revisão
  3. Os níveis de ômega-3 no sangue podem aumentar a expectativa de vida
  4. Consumo de ômega-3 e a relação com a função cognitiva

About Prodiet

Prodiet Medical Nutrition has been on the market for 15 years, researching, developing and marketing formulas to promote health and well-being for people with specific nutritional needs. Through nutrition, combined with technology, we seek to transcend physical care and impact the quality of life of the people who consume our products. We have a complete range of products aimed at the most diverse needs, and we are constantly evolving.

Follow us on social media

Instagram

Facebook

Linkedin

Youtube

Did you like it? Share it:

premium WordPress plugins
Chat on WhatsApp
Prodiet at Home
Hello 👋
Need help?
Count on Prodiet at Home!
Skip to content