Search
Close this search box.

Increased calorie expenditure in winter can lower the scales

O frio vai chegando e, com ele, a preguiça. Seja para levantar de manhã, para arrumar a casa ou estudar. Logo, com a prática de atividades físicas não poderia ser diferente. Já para quem não se incomoda com as temperaturas mais baixas, este pode ser um ótimo momento para perder calorias, mas é importante tomar alguns cuidados nesta época do ano.

Como o corpo procura reter o calor em dias mais frios, os músculos costumam ficar enrijecidos. De acordo com a nutricionista e fisiologista do Esporte Jaqueline Bernardini o corpo passa por um processo de constrição quando os músculos enrijecem. Portanto, a adoção de boas práticas antes das atividades pode prevenir problemas. “Ao se exercitar é preciso ter muito cuidado em fazer um bom aquecimento, pois ajuda a soltar e irrigar nossos músculos com sangue. Isso evita contraturas ou distensões musculares”, explica.

Mas os cuidados pré-exercícios não param por aí. Aliada aos aquecimentos, uma alimentação equilibrada também é necessária. Durante o inverno, alguns hábitos alimentares mudam em decorrência das transformações pelas quais o corpo passa. Com temperaturas mais amenas, o gasto de calorias aumenta e, logo, acabamos comendo mais. Segundo Jaqueline, tendemos a gastar mais energia com essas mudanças, já que o organismo busca manter nossa temperatura corporal em torno de 36 graus. “Aumente o consumo de alimentos. Porém, aumentar o consumo não significa consumir mais comidas gordurosas, apenas elevar um pouco as quantidades. A qualidade deve ser mantida”, ressalta.

Como nesta época a procura por alimentos quentes aumenta, uma boa dica é optar por consumir mais vegetais cozidos – principalmente os verde-escuros – e proteínas magras. Desta forma, é possível maneirar na ingestão de carboidratos e, assim, manter o peso. Apesar de sentirmos menos sede no inverno, o consumo de água também é importante e alguns chás podem ajudar na reposição da quantidade de líquido diária (entenda mais no quadro abaixo).

De acordo com a nutricionista, a sensação de bem-estar é outro fator positivo para a realização de exercícios físicos neste período. “A temperatura mais baixa nos proporciona mais prazer durante as atividades. Desta forma, ajuda a manter a intensidade por um período mais longo e, consequentemente, maior gasto calórico”, enfatiza. Entretanto, a profissional ressalta que, apesar de o gasto calórico induzido pelas baixas temperaturas ocorrer, milagre não existe. Manter uma alimentação saudável, assim como preservar a integridade do organismo, é essencial. Ou seja, aliar uma boa nutrição a práticas físicas conscientes durante os dias mais frios pode ser o pontapé inicial para a conquista de um corpo mais saudável no verão.

Did you like it? Share it:

premium WordPress plugins
Chat on WhatsApp
Prodiet at Home
Hello 👋
Need help?
Count on Prodiet at Home!
Skip to content